Sleepwear

A história do Pijama

Eu já falei aqui no blog que eu adoro Pijamas de calça + camisa de botões, né?! Volta e meia eles aparecem num post na categoria Sleepwear.  Para relembrar alguns, eles foram a minha escolha para usar na maternidade e também é o conjunto favorito da personagem da Audrey Hepburn no filme A Princesa e o Plebeu.

pjs

Os pijamas foram criados na Ásia para ser usado na rua por ambos os sexos. O nome vem da fusão de duas palavras do antigo persa, payjameh (pay: perna e jameh: roupa). Os ingleses viram as peças pela primeira vez nas ruas da Índia, colônia de sua majestade de 1858 a 1947. No começo do século 20, quando os hábitos mudaram e o costume unissex de dormir de camisolão foi aposentado, essa roupa confortável foi logo adotada pela ala masculina. Por ser prática e moderna, a nova mania pegou rapidinho.

Em 1930, a mulher aderiu à calça comprida. O conjunto feminino de calça e blusa de sair na rua passou a ser chamado de pijama. Terminada a Segunda Guerra mundial, o traje se instalou na intimidade feminina, concorrendo na cama com a camisola e o baby-doll.

Claudette Colbert pjs

A atriz Claudette Colbert no filme It happened one night, de 1934

Nos anos 60, com os estilos étnicos influenciando as tendências da moda, surgiu o palazzo-pijama, uma extravagante calça com perna de modelarem ampla, em formato de sino. O palato estava sempre presente nas criações de Emilio Pucci, que se inspirava nos mosaicos marroquinos para criar suas estampas exuberantes.

Nos últimos anos as grifes internacionais apostaram no pijama como outwear.  O conjunto de seda ganhou as passarelas de grifes poderosas como Dolce & Gabbana (na sua coleção de primavera de 2009) e Louis Vuitton, que inclusive já havia apostado na tendência Boudoir, como mostrei aqui.

grifes pjs

Das passarelas para as ruas! A tendência logo conquistou as fashionistas mais antenadas – e corajosas! Convenhamos que é preciso ter coragem para sair por aí vestindo pijamas e segurar o visual com elegância, sem correr o risco de não ficar muito caricato.

fashionista pjs

Gosto mais do look descombinado, como usado pela terceira moça da montagem acima. Mas ainda assim, eu prefiro restringir o uso do pijama ao conforto da minha casa.

E vocês, gostam do conjunto de pijamas para dormir ou preferem outras roupas? Usariam nas ruas ou só mesmo dentro de casa?

Comente pelo Facebook
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui

2 comentários
  1. Kézia Carneiro • 10/07/14 • 18h55

    Amo pijamas!
    Uso sempre pois sou friorenta. Hehe
    Mas sempre e somente em casa.
    Tenho um da Loungerie que é meu favorito e parece com o seu. 😀
    Amei os pijamas que você escolheu para a maternidade.
    Lindo post!
    Beijos

  2. maria • 05/09/14 • 17h39

    Adoro pijamas, em todas as estações. Top e short no verão, calça comprida e sweat de algodão, nas outras estações.
    Como look outwear, não gosto.