Perfil Charlotte Gainsbourg

Já comentei por aqui que a Charlotte Gainsbourg é uma inspiração para mim, além de ícone de estilo. Lembro que algumas leitoras chegaram a pesquisar sobre ela no google, então estava passando da hora de fazer seu perfil.

Apesar de ser uma referência na França, Charlotte nasceu em Londres. Ela é filha do cantor francês Serge Gainsbourg e da modelo Jane Birkin. Você  já deve ter escutado a música Je T’aime, Moi Non Plus cantada pelo casal, que envolveu milhares de apaixonados. Eu acho baranguinha, mas isso não vem ao caso…

Charlotte tem um estilo único, que foge do padrão tradicional e que – provavelmente – veio de berço. Foi sua mãe que inspirou uma das bolsas mais cobiçadas do momento, a famosa Birkin da Hermès.

Blazer e Jaqueta não podem faltar no seu guarda-roupa. São vários os favoritos: De couro (preto ou colorido), de alfaiataria, acinturado, militarismo… Muito antes de virar tendência, em 2006, ela já usava sua jaqueta militar no set do filme Prête-moi ta Main (A noiva perfeita). O filme é ótimo, por sinal. Vale a pena assistir! Para ver o trailer, clique no nome do filme acima. A tal jaqueta aparece bem rapidinho nos 48 segundos do vídeo. Quando estive na França, na mesma época e por influência de Charlotte, comprei a minha jaqueta militar.

Para eventos à noite, Charlotte prefere optar por vestidos soltinhos e bem femininos. Como complemento, ela não abre  mão dos cintos, quase sempre finos e torcidinhos na ponta. Fica um charme né? Para copiar já!

Ela também é a musa de Nicolas Ghesquière, diretor criativo da Balenciaga. Ele a veste para o red carpet desde que se conheceram, há dez anos atrás. “Ela é pura beleza, talento, carisma. É feminina, mas nunca óbvia.” Disse Nicolas sobre sua musa em entrevista a Vogue. Ele, inclusive, escolheu Charlotte para representar a primeira fragância para Balenciaga, com lançamento previsto para esse ano.

No dia-a-dia, Charlotte aparece de cara lavada ou com pouquíssima maquiagem. Ela é fã do look versátil, despretensioso e confortável. Que se resume a jeans, regatas básicas, uma boa jaqueta e seu par de botas favorito (e ompanheiro de todas as horas). Dá pra perceber que está beeeem gasto.

Mas não são os seus pais ou o seu modo de vestir que chama atenção. É na música que Charlotte se destaca. A começar de sua voz suave! Madonna escolheu a voz de Charlotte para abrir What It Feels Like For a Girl (que inclusive é a música do making of do meu casamento).

Aos 13 anos, Charlotte gravou seu primeiro cd, Lemon Incest, composto por seu pai. Em 2006, ela gravou 5:55, que - na minha opinião – foi seu melhor trabalho. Dele eu indico The Operation, que tem um clipe tão envolvente quanto a música. No ano passado lançou IRM, produzido pelo músico americano Beck. O inusitado clipe de Heaven can’t wait mostra cenas rotineiras repleta de excentricidades.

No cinema, Charlotte trabalhou com nomes como Sean Penn e Benicio Del Toro (21 gramas); Cate Blanchet, Richard Gere e Heath Ledger  (Não estou lá); Johnny Depp (And they lived Happily Ever After) e com o diretor Lars von Trier (Anticristo).

Essa é a Charlotte Gainsbourg, uma mulher talentosa que transita graciosamente entre os papéis de atriz, modelo e cantora. E, sem dúvida alguma, uma verdadeira inspiração!

Deixe um comentário em "Perfil Charlotte Gainsbourg"
  1. line ramos
    15/04/2010

    nossaaaaa
    eu nao conhecia ela…na verdade eu vi alguns filmes mas nao liguei o nome a pessoa…hehhhehehehe
    mas ela eh lindaaaa e super estilosa!
    falando em linda…tava linda no casamentoooo! vi o making of!!
    bjooo

  2. It Guél
    15/04/2010

    ela nem é bonita, mas se veste tão bem e é tão chic que acaba chamando atenção………….!!!!!
    adorei os looks,
    bjus,flor!!!
    ;*

  3. Gabriela Garcez
    15/04/2010

    Eu já ouvi as músicas dela, mas não gostei, não que tenha achado ruim sabe? mas eu baixei o cd, e ouvi várias músicas e achei todas tão parecidas.
    Adorei os looks dela :D ela é super estilosa.
    Beijos

  4. Sissi
    15/04/2010

    Pra mim, ela é a mulher mais conservada pra idade ever! Até mais do que a Demi.

    Linda!!

    Bjoacsss

  5. adooooro o estilo dela!!!

  6. Bruna
    16/04/2010

    Não a acho muito bonita, mas tem um estilo maravilhosooo! Beijocas

  7. Samara Correia
    16/04/2010

    Ahh ela mostra q beleza é relativo!!! Afinal, ela nem é tão binta, mas como sabe se vestir e fazer um charminho ela fica até bem!

    Achei o estilo dela legal..parece q ela tem um estilo mesmo, o jeito mais sóbrio… mas muito bonito.

    Ahh achei uma graça seu marido ter visto o blog =] huahauuah

    bjus

  8. coisasdeamiga
    16/04/2010

    Adoreeei o post, super completo!
    Não a conhecia, achei ela super estilosa e básica ao mesmo tempo, ameei vários looks!
    E a mãe dela que inspirou a Birkin, que máximo!
    Vou escutar a música pra ver se gosto…

    Beeijos

  9. Marta Zanetti
    16/04/2010

    Acho a Charlotte super discreta, charmosa e chique. Adorei o perfil, só falta agora eu conhecer a música dela!

    bjos

  10. Karolina
    16/04/2010

    Nossa,
    eu gostei muito do estilo dela : *

  11. glamorousdays
    16/04/2010

    ela não é tão bonita, mas sabe aquela história de uma pessoa +/- bem arrumada fica mais bonita doq se tivesse uma beleza de miss universo?! pois é.
    então pra mim ela já é linda, adorei o estilo dela…e tudo q ela usa é super tendência.
    ah, e ela é super talentosa, faz de tudo um pouco haha
    beijos :*

  12. Bia Galvão
    16/04/2010

    Oi Kellen, adoro o estilo dela, e esses looks estão lindossss.
    Bom findi querida!
    bjssss

  13. Bia Galvão
    16/04/2010

    Ah , já tô linkada aqui faz tempooo!
    bjsss

  14. niidebern
    16/04/2010

    Linda!! Nao a conhecia ainda!!

  15. nao conhecia tb.
    as botas andam sozinhas memso heim hehehhe toda veia em baixo
    beijos

  16. [...] impecável! Ela garantiu o segundo lugar na lista, merecendo muito mais a medalha de ouro. A Charlotte Gainsbourg é minha inspiração assumida! Dona de um estilo único, ela tem seu merecido lugar na lista. [...]

  17. [...] Keira Knightley… E principalmente as francesas ícones de estilo: Inés de La Fressange e Charlotte Gainsbourg (musa) ostentam um busto discreto e nem pensam em escondê-lo em sutiãs almofadados. Pelo [...]

  18. [...] tem um je ne sais quoi quase impossível de copiar! As minhas favoritas são a cantora/atriz Charlotte Gainsbourg e Inés de La Fressange, autora do livro A Parisiense (já falei sobre ele nesse post aqui e [...]