Lingerie

Sutiã X Câncer de mama

Sabe aquelas “verdades absolutas” que a gente não faz idéia de como começou e que não faz o menor sentido? Tipo: “Não pode tomar leite com manga!” Pois é… Essas verdades aparecem quando o assunto é lingerie também. Quantas vezes eu já ouvi, por exemplo, que “dormir de sutiã faz mal”.  Até já falei sobre isso e sobre outras dúvidas frequentes sobre o uso do sutiã nesse post aqui, lembram?

Captura de Tela 2014-03-17 às 23.55.01

Uma pergunta que escuto sempre, muitas vezes como uma afirmação mesmo – é Sutiãs com bojo podem provocar câncer de mama? Sempre achei que essa pergunta não fazia o menor sentido. Até ver um comentário do casal americano Sydney Ross Singer e Soma Grismaijer, que afirmam:  “Os sutiãs podem causar câncer de mama porque comprimem os seios, provocando acúmulo de líquidos e causando amolecimento dos tecidos”. Eles até escreveram um livro sobre o tema, que logo virou polêmica.

Os especialistas, entretanto, dizem que esses argumentos não sustentam a afirmação e que não há qualquer outro estudo que comprove a relação entre um fato e outro. “Tudo o que sabemos é que o câncer de mama é uma doença de origem genética e que pode ser agravada por outros fatores, como alimentação rica em produtos industrializados e sedentarismo”, afirma a mastologista Josenice de Araújo, do Hospital Anchieta, em São Paulo.

sutiã x cancer de mama

Outro mito comum é de que o Sutiã apertado pode causar câncer de mama. Com ou sem aro, com ou sem bojo, com alças largas ou finas, não importa. “O sutiã não favorece o desenvolvimento do câncer de mama”, afirma o mastologista Eduardo.

O sutiã não é o vilão dessa história! É essencial fazer o auto-exame mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Clique aqui para saber como realizar o auto-exame.

Comente pelo Facebook
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui